14-11-2024
Propostas para o desenho de políticas públicas de turismo popular
Alba SudPublicamos um novo policy brief elaborado por Ernest Cañada, Carla Izcara, Bastien Montovert e Mariciana Zorzi com sugestões para o desenvolvimento de políticas públicas de turismo que levem em conta as necessidades e desejos dos setores populares. Disponível em espanhol, catalão, inglês, francês e português.
No âmbito dos policy briefs que editamos na Alba Sud com o objetivo de sugerir e promover o debate público sobre recomendações de políticas turísticas, apresentamos o número 3 desta série, «Propostas para o desenho de políticas públicas de turismo popular».
O foco principal das políticas turísticas tem historicamente deixado de lado a população local, especialmente os setores populares. Em um contexto de múltiplas crises e aumento das desigualdades, este documento apresenta propostas para promover uma política pública voltada ao turismo popular. Estas sugestões se articulam em diferentes fórmulas vinculadas ao turismo social ou à facilitação de infraestruturas de uso público, e podem ser implementadas por iniciativas públicas, privadas, comunitárias ou individuais. Este policy brief destina-se principalmente às administrações públicas responsáveis pela formulação dessas políticas e àqueles que aspiram governar com um programa voltado à defesa dos interesses populares.
Este policy brief, elaborado por Ernest Cañada, Carla Izcara, Bastien Montovert e Mariciana Zorzi, é publicado no âmbito do projeto “Reativação turística pós-COVID-19: alertas contra o aumento das desigualdades globais. 2ª fase: propostas”, promovido pela Alba Sud com o apoio da Agência Catalã de Cooperação para o Desenvolvimento (chamada de 2022).

Noticias Recientes
-
Espacios de reproducción: áreas verdes en entornos urbanos
Noticias Generales | 20-05-2025 -
Áreas Naturales amenazadas por el turismo residencial en Sisal, Yucatán
Noticias Generales | 15-05-2025 -
Hiperfrecuentación y turismos de proximidad: cómo empezó todo y cómo lo resolvemos
Noticias Generales | 13-05-2025 -
Atraer personal médico como si fueran turistas, una estrategia polémica en las Antillas francesas
Noticias Generales | 08-05-2025 -
Turismo de base comunitaria en Brasil: modos de investigar, reflexionar y actuar en la realidad
Noticias Generales | 06-05-2025 - | Archivo de Noticias »